Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

Ética no Senado, seria outra mentira dos políticos???

Só para recordarmos, o que é ética?

Peguemos um simples conceito: “O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social”.

Isto serve apenas teoricamente, pois como podemos acompanhar no senado, a prática vem levando à ações contrárias deste conceito. Para quem não sabe, existe um Conselho de Ética no Senado, onde é composto por 15 titulares e 15 suplentes, o qual avalia o processo contra um senador. O processo pode ser iniciado por um partido, pela Mesa Diretora da Casa ou até mesmo pelos cidadãos, onde o processo é analisado e votado pelos membros do conselho para pedir a cassação do indivíduo.

Mesmo assim, existem vários escândalos no senado, como exemplo mais recente deles, temos a descoberta de o presidente José Sarney empregar os membros da própria família, e o que muitos esquecem é que no primeiro de seus três mandatos como presidente do Senado, ele nomeou diretor-geral o notório Agaciel Maia. Nos 14 anos em que ocupou o cargo (demitiu-se em março), quando se revelou que ocultara da Justiça ser dono de uma mansão de R$ 5 milhões, Agaciel foi o capo de uma organização subterrânea de produção de ilícitos em escala industrial, com a proliferação de privilégios e mordomias de toda ordem, o inchaço da estrutura burocrática e a manipulação irrefreada de verbas milionárias. Quando ele enfim se foi, Sarney agradeceu-lhe os "relevantes serviços que prestou", fora tantos outros.

E eles jogam essas acusações nas costas de quem? Do Conselho de Ética, que para começar estava fechado desde fevereiro, voltando somente agora em agosto. Mas aí está outro problema, porque também existem várias pesoas que não se preocupam em punir os corruptos dentro do conselho, como seu próprio presidente Paulo Duque, que juntamente com o Conselho, arquivou 11 denúncias contra Sarney e Artur Virgílio (situação e oposição) e na cara dura Sarney ainda diz que não deixará seu cargo no senado; belo exemplo de ética! E quando vamos tentar manifestar nossa opinião acabamos sendo silenciados, como um grupo de estudantes que pedia a saída do ex-presidente da República José Sarney e acabaram sendo presos pelo próprio, que alegou não saber de nada, mas foi descoberto que os seguranças foram orientados a barrar qualquer manifestação.

Agora, onde está a ética???????? No nome talvez, porque o mínimo seria haver uma punição para servir de exemplo, no local que “deveria” estabelecer a ordem e o progresso neste país, pois nós devemos lembrá-los de que eles estão lá para o nosso benefício, e não o deles. E também devemos nos lembrar que fomos nós que colocamos estes caras lá, o povo tem o maior poder para corrigir este erro, mas infelizmente muitos não sabem como utilizar deste.

Abaixo, um vídeo do Senado, mostrando a forma como funciona o Conselho de ética.




Guilherme Barnabé

3 comentários:

Mores Civitas disse...

Conselho de ética: lugar onde se escolhe que sabor de pizza pedir.

A minha eu quero meia frango e meia calabresa!

Luiz Felipe "Harry"

Crisis disse...

Olha, não é bem sobre o factóide do senado que eu quero falar! Lembra quando vocês falram da ética da Nudez? Então... assistam essa entrevista http://www.youtube.com/watch?v=VymyNyHfMQ8

menina brisada KKK' disse...

beeeeeeem legal o trabalho de vocês :D
sucesso ai , e os textos são bem elaborados e com bastante conteúdos importantes e interessantes :D

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB