Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

Globo X Record

No post anterior a esse eu disse que raramente assistia TV, já ouvi muita gente me falando para assistir jornal, para saber o que está acontecendo no país e etc.. Blablabla. Estava eu sentado na sala da minha humilde casa assistindo o telejornal da Record em companhia da minha avó enquanto almoçava quando me entra uma matéria um pouco diferente no ar.

A matéria fazia uma comparação entre os tempos levados pelas outras emissoras mostrando a notícia de que possivelmente o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record, Edir Macedo, teria usada dinheiro de sua instituição religiosa para a compra de empresas de comunicação e outros bens. A Record acusava a Globo de ter demorado 10 minutos, tempo bem maior que o levado por outras emissoras que reportaram o assunto e ter tido acesso a documentos confidenciais.

Porém logo em seguida começou uma série de ataques contra a Globo, mostrando todos os seus supostos podres desde a sua criação, passando pela Ditadura Militar, o governo Collor até o atual governo Lula, atacando diretamente o falecido proprietário Roberto Marinho. E ainda após isso começou a mostrar tudo de bom que a Record faz ajudando pessoas carentes e etc.

Pesquisando um pouco sobre os fatos eu vi que a Globo apenas repassou informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo, talvez demorando um pouco mais que as outras emissoras, mas sem nenhum ataque direto.

Nessa história com certeza nenhuma das duas está limpa, a Globo como o resto da mídia sempre influenciou na política e o bispo Edir Macedo sempre misturou um pouco seus empreendimentos, não quero defender nem a Globo nem a Record e muito menos a Igreja Universal do Reino de Deus, mas não é necessário que esse tipo de rivalidade seja exposta publicamente dessa forma, a menos que se queria ganhar audiência de forma sensacionalista.

Vejo a TV como um meio de entretenimento e de se adquirir cultura e informação e a matéria da Record não me entreteve e não me trouxe nada a mais para minha vida, pelo contrário só vi quão podre é mais um setor da mídia brasileira e isso me levou a escrever esse post.

Onde fica a ética da mídia em ser imparcial e apenas informar sem tomar lado nenhum? Se continuar nesse ritmo só me resta a internet e os DVDs mesmo.

Link para as reportagens:

Globo

Record

Estamos esperando comentários, até mais.

"A imprensa escreve para vender, não para informar”

- Frase do filme "Conspiração", do diretor George P. Cosmatos, 1997

Luiz Felipe “Harry”

9 comentários:

Unknown disse...

Que produção hein harry!! Fico da hora.. neutralidade.. isso ae! hahaa

Mores Civitas disse...

o outro eu fiz por tédio, esse foi por indignação mesmo, valeu...

Luiz Felipe "Harry"

Ps.: Alguém mais fora as pessoas do grupo comentam no blog?.... hahahaha

Mosaico Brasileiro disse...

mas não tinha(ou tem )uma lei que proíbe igrejas de serem donas de empresas de radiodifusão e televisão?

Tudo que envolve religião causa polêmica.Com relação a Globo x Record eu acho que é o sujo falando do mal lavado.
Realmente por onde será que anda a ética nos meios de comunicação... tsc tsc

Mosaico Brasileiro disse...

mas não tinha(ou tem )uma lei que proíbe igrejas de serem donas de empresas de radiodifusão e televisão?

Tudo que envolve religião causa polêmica.Com relação a Globo x Record eu acho que é o sujo falando do mal lavado.
Realmente por onde será que anda a ética nos meios de comunicação... tsc tsc

Talita

Mores Civitas disse...

A Record não é pertencente a Igreja Universal do Reino de Deus, mas sim ao Edir Macedo... Me parece que ele fundou a igreja e é líder dela, mas ela não é própriamente dele... Então da a se entender que ele deveria tratar as duas de forma distintas, mas me parece que não vem fazendo isso com frequencia...

Tanto que até de madrugada, único horário que assisto tv, a Record continua atacando a Globo através de programas religiosos da Universal onde o fiéis em vez de fazer o que sei lá fazem normalmente vem atacando diretamente a Globo...

Quem paga o pato é quem assiste tv, que tem cada vez menos opções de qualidade na programação... A Record que tanto se vangloria de estar crescendo não percebe o que ta ficam feio pra ela.

Obrigado por comentar,

Luiz Felipe "Harry"

Mosaico Brasileiro disse...

Bem isso mesmo,quem paga o pato é justamente quem não tem nada a ver com tudo isso.Eu não vi a Globo atacando a record como ela está alegando...mas também não posso afirmar com certeza porque não assisto muito tv,e quando assisto não são esses canais...

enfim,ah magina :) parabéns pelo blog,eu sempre visito!está muito bom!

Talita

Crisis disse...

Assunto riquíssimo para destrinchar!!!!!!!!!
Adoro assistir essas rinhas de ogros midiáticos, especialmente quando os dois lados gastam munição (e perdem audiência)se mordendo. Na prática, o assunto não é novo, mas acho que em véspera de eleição, ele ganha nova conotação. Pode ser paranóia da minha cabeça, mas vejo aí uma polarização claramente politizada. De um lado, o que alguns blogueiros chamam de PIG (Partido da Imprensa Golpista: Globo; Veja; Folha; Estadão (todos apoiadores ou crias da ditadura militar e, obviamente anti-PT)e , de outro a bancada evangélica (dona da Record) que, desde 2002 apoia o governo de frente popular do PT. Odeio proselitismo religioso, mas nessa briga, torço para que o PIG saia mais ferido. O importante é manter o tucanato privativista fora do poder!!!!!
A propósito Neutralidade só em química e sabão de côco!!!
Abração a todos

Giovanna Fogaça disse...

Olá Harry!

Eu estava esses dias assistindo a essas mesmas reportagens que você assistiu, e lembrei justamente de vcs...
Mas também, não sei qual dos dois lados é o pior: se é o monopolismo de mídia da qual a Globo faz parte, ou da fraude (SIM, fraude!!) do Edir Macedo, que pode até não usar TODA a grana da igreja, mas que também não é tonto de não superfaturar às custas das suas instituições de caridade, bancada pelos fiéis!

Vocês são ótimos, Eticidas!
Giovanna

Mores Civitas disse...

Com a volta as aulas e o começo do cursinho to tendo cada vez menos tempo de assistir tv, mas pelo que ouço de comentários por ai essa briga ainda continua feia, mas pelo que o professor Rodrigo comentou, isso pelo jeito vai longe, até o ano que vem pelo menos (por um acaso ano eleitoral), já que ambos os lados tem interesses políticos envolvidos... Meios de comunicação envolvidos com religião, desvio de dinheiro e influências políticas ainda por cima, não é a toa que os interesses povo são jogados de lado pelos politícos, pelos meios de comunicação e etc...

Obrigado pelos comentários,

Luiz Felipe "Harry"

PS: vou ser imparcial sim professor, não quero nenhum carro da globo com homens de preto ou centenas fiéis da dita igreja na porta da minha casa...

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB