Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

O que tá acontecendo? Congresso? Ahn?

Aiai, férias prolongadas dão uma preguiça, mas mantendo o blog em atividade vamos lá!

Eu tava com vontade escrever para esvaziar um pouco a cabeça, daí pedi a opinião do Paulo sobre o que escrever e ele falou sobre os últimos acontecimentos no Congresso Nacional.

Só que tem um porém: quase nunca assisto televisão (geralmente filmes e inutilidades nas madrugadas) e uso muito a internet para ler sobre assuntos que me interessam (tecnologia, informática, música, “nerdices”, merdas, orkut (só de vez em quando) e etc) ou seja, não sei nada de política atual.

Putz! Que vergonha! Faço dezoito anos esse ano, tive que tirar meu título de eleitor e estou tão a parte assim do assunto...

Daí surgiu a idéia de tentar entender o que acontece lá no Congresso e postar os resultados, ou melhor, vamos entender juntos e se alguém já souber o que acontece favor me corrigir se eu estiver errado.

Definição de Congresso Nacional:

O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções legislativa e fiscalizatória do Estado Brasileiro, como funções típicas. Exerce, ainda, duas outras funções atípicas: administrar e julgar.

O Congresso Nacional é bicameral, sendo composto por duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Isso ocorre em razão da forma de estado adotada pelo país: o federalismo. Assim, o Senado Federal representa os Estados-membros, e os seus integrantes são eleitos pelo sistema majoritário. A Câmara dos Deputados representa o povo, sendo os seus membros eleitos pelo sistema proporcional.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Órgão constitucional, ou seja existe porque está na constituição, de âmbito federal, tem autoridade na federação (país) inteiro, fazem leis, fiscalizam essas leis dentro do Estado e ainda administram e julgam (???).

Formado pelo Senado com os senadores que representam os estados da federação, sendo 3 senadores por estado mais a Câmara dos Deputados com os deputados (jura?) que representam o povo.

O Congresso é nada mais que o conjunto de nossos representantes na hora de criar leis e colocá-las em prática, eles trabalham como qualquer outro emprego com a diferença que o patrão a quem eles deveriam prestar contas somos nós, o povo brasileiro. Eles deveriam ser exemplos de ética, pois não sendo prejudicam não a uma pessoa mais a um país todo.

Dentro do Congresso para não prezar pela igualdade de todos temos o cargo de presidente, que é ocupado pela terceira vez por José Sarney, ele aparentemente muito espertinho e sem ética controlava alguns cargos em Brasília para que não pessoas de capacidade e dignas dos cargos os ocupassem e sim pessoas escolhidas por ele, por um acaso membros da sua família e amigos, isso através de contratações irregulares e secretas. Puro nepotismo!

Definição de Nepotismo
Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem ético da parte dele, deixar os interesses do país de lado para se dedicar aos dele.

O pior é que a oposição tenta denunciar, mas muitos também “tem culpa no cartório“ por ações parecidas ou até mesmo piores.

Ainda por cima Sarney é defendido por alguns, entre eles Fernando Collor de Mello, político que já foi adversário e até mesmo inimigo declarado de Sarney e agora mudou de lado por causa de determinados interesses, lembrando que ambos, Sarney e Collor, tem grande tradição política, já tendo sido presidentes da República. A política em Brasília acaba por se mostrar cada dia mais um jogo de interesse e influências.

A situação está critica lá e as soluções aparentemente são somente duas, mandar todo mundo com o mínimo de culpa embora ou deixar tudo como está e vamos à pizza.

Só o tempo pode nos mostrar como tudo vai acabar, mas pelo histórico de eventos ocorridos na nossa capital federal a chances de acontecer algo diferente da tradicional massa italiana com mussarela e calabresa é muito difícil.

Votar consciente? Ano que vem é minha primeira eleição e espero pelo menos fazer parte do desse grupo de pessoa que pesquisam e pensam antes de colocar representantes lá.

Deu até vontade de comer pizza...

"Há uma infinidade de erros políticos que, uma vez cometidos, tornam-se princípios".
Guilherme Thomas François Raynal

Até mais e comentem,

Luiz Felipe “Harry”

2 comentários:

Unknown disse...

Vergonhosa a situação da política brasileira.. Apesar de alguns poucos bons existirem, essa mazela crônica é causada pela maioria, que perdura por praticamente toda nossa história. Fico legal harry! ;D

Bruno disse...

seguinte a politica nesse pais se encontra em estado deploravel nós naum temos mais ou se é que tivemos democracia e foi meio engrassado nesses ultimos dias foi barrada a entrada do entregador de pizza depois de uma seção na camara (na verdade foram estudantes)então o que tenho a dizer ? nada, por piro qeu possa parecer naum tenho nada como o Harry disse ou demite ou fica e se demitir vão aparecer pessoas iguais.

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB