Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

Geração Coca-Cola

Há muito, muito tempo, fim da década de 70 e início da década de 80, na Inglaterra explodia um movimento musical, com forte influência política, chamado punk. Eram bandas como The Clash, Sex Pistols que faziam parte desse movimento e criticavam diretamente a monarquia britânica.

Um pouco desse ar de inconformismo e revolta chegou a Brasília, a recém inaugurada capital federal, através de jovens que viveram na Europa, geralmente filhos de pessoa de classe alta e ligadas a política como embaixadores entre outros, esses jovens tiveram contato com algo novo, já que devido a ditadura vigente no nosso país nessa época todo tipo de material contra o sistema era censurado.

Esses jovens aos poucos foram se reunindo e formando uma turma, era a Turma da Colina, jovens entediados e infeliz com a situação política que se reuniam para conversar, ouvir músicas e tocar.

Aos poucos em meio a turma surgiu uma banda: nascia ali o Aborto Elétrico, liderada por Renato Russo, rapaz culto, sempre tido como líder da turma, compunha as letras, cantava e tocava baixo, André Pretorius tocava guitarra e Fê Lemos bateria.

A banda tinha um som pesado, com grande influencia do punk inglês e letras politizadas. Era a primeira banda punk brasileira.

André foi prestar serviço militar na África e Renato assume a guitarra, deixando o baixo para Flávio Lemos, irmão de Fê. Mais tarde a guitarra é assumida por Ico Ouro-Preto.

Em 1982, após algum tempo fazendo pequenos shows o Aborto Elétrico acaba, mas a semente havia sido plantada, Renato se junta a Marcelo Bonfá, que fazia parte da turma e forma uma das, senão a maior, banda de rock nacional, a Legião Urbana, os irmão Lemos se juntam a Dinho Ouro-Preto, irmão de Ico que também era parte da turma e formam o Capital Inicial.

Algumas músicas do Aborto ficaram famosas através do Capital, várias através da Legião e muitas se perderam no tempo. A turma ainda deu origem a mais uma banda: a Plebe Rude, que nunca conseguiu tanto sucesso quanto as outras duas, mas se mantém ativa até hoje sem perder os ideais politizados. A Legião acabou em 1996, após mais de 10 anos de sucesso, com a morte de seu fundador Renato Russo e o Capital continua na ativa até hoje com letras menos politizadas e sonoridade mais leve.

Em 2005 a MTV lança em parceria com o Capital um belo trabalho em CD e DVD chamado: Especial MTV Capital Inicial Aborto Elétrico, onde o Capital, através de pesquisas e restauração de material antigo relembra e toca músicas da época do Aborto, o disco contém 18 faixas: 5 gravadas anteriormente pela Legião: "Que país é esse", "Geração Coca-Cola", "Conexão Amazônica", "Tédio (com um T Bem Grande pra Você)", "Química", 4 gravadas também anteriormente pelo próprio Capital: "Fátima", "Música Urbana", "Ficção Científica", "Veraneio Vascaína" e 9 inéditas. Vale a pena conferir!





Faixas do álbum:

1. "Tédio (Com um T Bem Grande para Você)" (Renato Russo)
2. "Love Song One" (Flávio Lemos/ Renato Russo)
3. "Fátima" (Flávio Lemos/ Renato Russo)
4. "Helicópteros no Céu" (Renato Russo)
5. "Química" (Renato Russo)
6. "Ficção Científica" (Renato Russo)
7. "Conexão Amazônica" (Fê Lemos/ Renato Russo)
8. "Submissa" (Fê Lemos/ Renato Russo)
9. "Geração Coca-Cola" (Renato Russo)
10. "Baader-meinhof Blues Nº1" (Flávio Lemos/ Renato Russo/ Fê lemos/ André Pretorius)
11. "Heroína" (Ércole Fortuna/ Renato Russo/ Fê Lemos/ Flávio Lemos)
12. "Despertar Dos Mortos" (Flávio Lemos/ Renato Russo)
13. "Veraneio Vascaína" (Flávio Lemos/ Renato Russo)
14. "Construção Civil" (Renato Russo)
15. "Benzina" (André Pretorius/ Renato Russo)
16. "Música Urbana" (Flávio Lemos/ Renato Russo/ Fê lemos/ André Pretorius)
17. "Que País É Este" (Renato Russo)
18. "Anúncio de Refrigerante" (Renato Russo)

Quando se fala em rock nacional politizada não há música melhor que essa para citar, que por um acaso também foi do Aborto:


Que País É Este
(Renato Russo)

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? (4x)
No amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato grosso, nas gerais e no
Nordeste tudo em paz.
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto.
Manchando os papéis, documentos fiéis.
Ao descanso do patrão.
Que país é esse? (4x)
Terceiro mundo se for.
Piada no exterior.
Mas o Brasil vai ficar rico.
Vamos faturar um milhão.
Quando vendemos todas as almas.
Dos nossos índios em um leilão.
Que país é esse? (8x)


Vídeo:

Mesmo em meio a ditadura e problemas políticos esses jovens se fizeram ouvir através da música, mas e hoje em dia, a situação política continua deplorável e ouvimos a juventude reclamar? Não, são emotivos demais para isso!

Bom, espero que gostem, até mais.

"Ouça no Volume Máximo"

- Frase presente nos discos da Legião

Luiz Felipe “Harry”

2 comentários:

Crisis disse...

Se eu disser que escutei ainda hoje, o disco "músicas para acampamento", vocês acreditam?
Abração

Giovanna disse...

Harry!!

Você não sabe como me fez feliz de ver esse post!
Confesso que sou fã da Legião Urbana há anos, e ouço quase todos os dias...
Posso dizer que as primeiras letras, mais politizadas, são as melhores mesmo... apesar de gostar muito das mais românticas tbm!!!
E que bom que alguém, além de mim, ainda sabe que Legião Urbana jamais morrerá!

Beijos Amigos!

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB