Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

Escola, lugar de respeito?


Abordaremos nesse post um assunto ainda delicado em nosso meio: as interações entre todos os relacionados no ambiente escolar. Relações estas que percebemos estar em desprezo em nossos dias; o desrespeito, o bullying e o autoritarismo, por exemplo, permeiam de forma constante e exacerbada nesse tipo de ambiente.

Começando pelas relações aluno-aluno, o bullying é a primeira e pior mazela perceptível. Esse ato, não passa de preconceito, que por sua vez, é fruto do senso comum, ou seja, algo sem base nenhuma pela qual nos tornamos acríticos. Uma pessoa ter certas preferências de roupas, penteados, ou de orientação sexual não a torna inferior; isso, apenas evidencia uma individualidade que é inerente do ser. Partindo deste princípio, todos são iguais a partir do respeito merecido.

As relações aluno-professor/professor-aluno são extremamente delicadas, já que muitos professores usam de autoridade excessiva para poder controlar a sala e essa forma autoritária incomoda esses alunos, que ainda em período de formação do caráter muitas vezes passam a perder o tão desejado respeito, não se submetendo às ordens e atacando verbalmente o professor, danificando seu automóvel ou outro pertece afim de intimida-lo e em casos extremos até mesmo partindo para agressões físicas.

Com isso há uma perda de motivação de ambas as partes, com alunos que passam a ir para a escola para encontrar amigos e conversar e professores que só vão marcar presença para ao final do mês receber seu tão desejado salário e o principio básico da educação e do ensino se perde completamente.

Considerando as relações professor-professor, também podemos encontrar alguns distúrbios, visto que, mesmo passando despercebido aos olhos dos alunos, na grande maioria dos casos, ocorrem certos conflitos. Há escolas, por exemplo, em que os professores chegam a se agredir verbalmente pelos corredores, eles, que deveriam ser a personificação da ética e da cidadania acabam por destruir tal imagem, personificando em seu lugar, a brutalidade e a injustiça.

Então como podemos desenvolver nosso caráter se os próprios professores não nos dão exemplo de ética e respeito? Somente pelo indivíduo ser um professor ele não pode estar sempre correto, e querer impor sua opinião para cima do aluno sem deixa-lo expressar a sua, afinal o aprendizado é um processo que deve ocorrer em duas vias.

Links relacionados:

Observatório da Infância: site com contéudo sobre direitos das crianças e adolecentes, possui diversas informações sobre bullying e outros tipos de violência.

Resenha sobre o livro "O Professor Reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula" por Elaine Leonarczyk – 5o. ano Letras: Português-Inglês / UEM, 2005

Respeito mútuo entre alunos e professores: texto interessante do reitor da PUCPR

Esperamos sinceramente que apreciem.

"O fato mais grave, me parece, é uma escola recorrer essencialmente ao medo, ao constrangimento e a uma autoridade artificial. Esse tratamento destrói nos estudantes o gosto pela vida, a sinceridade e a confiança em si mesmos. E gera pessoas servis."

- Albert Einstein


Mores Civitas

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB