Bem vindos!

O blog sobre Ética e Cidadania

Ensaio para que mesmo?

Primeiro anunciam uma revolução: uma prova que avaliaria o aluno por completo, criando um perfil do mesmo e unificando o processo seletivo das universidades públicas assim como em outros países. Esse seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009.

Até ai tudo bem, universidades de maior renome como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) se manifestam divulgando que usariam a nota do Enem como 10% a 20% da sua nota final. Universidades federais se comprometem a usar de 50% a 100%, ou seja, com única avaliação, o Enem, tudo as mil maravilhas.

Abrem-se as inscrições para o Enem, eles exigem Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), documento não obrigatório até os dezoito anos, eu mesmo tive que fazer o meu para me inscrever no Enem.

São divulgados os locais de provas através de mensagens de celular (SMS) e do site, muitas pessoas seriam obrigadas a fazer a prova em outras cidades a quilômetros de casa por falta de planejamento.

Dois dias antes da data da prova, com os cartões de inscrição ainda chegando por causa de uma greve dos correios, as provas são misteriosamente roubadas e o exame é cancelado. Clima de incerteza, universidade divulgando que não usariam mais a nota da prova, estudantes esperando uma nova data para o exame.

Uma nova data é divulgada: 4 e 5 de dezembro, vestibulares tem suas datas alteradas por causa disso, universidades dizem que só usarão a nota do Enem se a organização garantir a divulgação delas até os primeiros dias de janeiro de 2010.

Novamente a data da prova se aproxima, locais de realização da prova alterados, problemas de distância sanados, prova vazada usado pelos estudantes como simulado para estar a par do nível de dificuldade, que se mostra fácil.

Primeiro dia de prova: dificuldade superior a prova vazada, com questões mal formuladas e excesso de textos de apoio, visando mais a opinião do aluno do que conhecimentos específicos.

Segundo dia de prova: dificuldade ainda se mantém superior a prova vazada, com proposta de redação razoável (tema: "O indivíduo frente a ética nacional." Ética! :D) e novamente com excesso de textos muitas vezes confusos.

No geral prova razoável, porém extremamente cansativa, mais para prova de resistência que de conhecimento.

Chego em casa cansado afim de conferir meu desempenho, quando vou conferir vejo que errei questões que tinha certeza absoluta que havia acertado e as resposta certas são as mais estranhas possíveis. Surge a possibilidade do gabarito estar errado, cursinhos divulgam suas resoluções que divergem do gabarito oficial.

Ainda na noite de domingo a organização do Enem se pronuncia dizem que o gabarito estava errado e que segunda às 10h da manhã eles divulgariam o retificado. Segunda ao meio dia o gabarito correto é divulgado.

Eles ainda usam o slogan: "Um ensaio para a vida", só se for uma vida de desorganização e trapalhadas? Prometeram tanto e apenas se desmoralizaram ainda mais, alunos bons indo mal na prova que seria a melhor em criar o perfil do aluno.

Só no Brasil mesmo para acontecer isso. Mudanças extremas como essa demandam tempo e calma. Quiseram deixar tudo pronto para esse ano em cima da hora e foi um grande fiasco. Resta esperar para ver como serão divulgados os resultados e ver se essas experiências valerão para melhorar o Enem 2010.

A ideia foi boa, mas a execução foi aos moldes do governo brasileiro, de ruim a péssima.

Mais um desabafo meu sobre nossa triste nação.

Tudo de bom a todos.

"Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito."

- Tales de Mileto

Luiz Felipe "Harry"

3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo.. São meus sentimentos também!
Muito bem sintetizado e é isso aí mesmo! Pau neles! HAHAA!


Parabéns mermãao!

Mores Civitas disse...

valeu irmãozinho...

sacanagem né, você sabe...
você estudou pra c* e eles deram uma prova zuada e por isso acabou indo mal, não é justo.
Realmente todo mundo ta reclamando...

Eticida sempre!

Luiz Felipe "Harry"

Anônimo disse...

Falou tudo Harry,
Saí desta prova arrasado após torturantes 5h30min de prova (Aproximadamente 1/4 do dia). Como dito anteriormente, foi mais um teste de resistência do que própriamente uma avaliação. Muitos cursinhos andam comentando que a prova de português exigia níveis de interpretação profundos, não adptáveis ao tempo disponível para a prova. Matemática, nunca vi uma prova que exigia mais leitura dos textos do que própriamente suas habilidades de raciocínio e lógica.
Experiência horrível, nem realizaria a prova se soubesse que seria assim, por falar nisso, sortudo os que não compareceram já que em algumas localidades o índice de abstenção chegou em até 45%.

Postar um comentário

 
©2009 O Eticida - As diversas faces da ética... | by TNB